terça-feira, 16 de novembro de 2010

JOÃO E MARIA CHICO & SIVUCA (INTÉRPRETES: NARA LEÃO & CHICO)

Uma das atividades do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade", a postagem de um vídeo do You Tube com um clipe musical dizendo o porquê da escolha do grupo, foi um belo desafio para nossos professores/alunos. Todos encararam o desafio proposto e vários grupos de alunos do Pólo de Restinga Sêca, onde sou tutora pedagógica, postaram vários estilos musicais, com poesias belíssimas, mostrando muita sensibilidade...
E eu resolvi realizar a mesma atividade solicitada aos nossos queridos alunos, de tão gostosa que a mesma me pareceu!
Espero que vocês também curtam - e trabalhem com seus alunos - esta bela letra de Chico e Sivuca, que evoca tantas recordações dos contos de fadas e outras narrativas que ouvimos na infância... 
Além disto, em passeio feito à praia de Torres, em 2003 (ainda trabalhando em outra escola, na Zona Sul de Porto Alegre) acompanhando as turmas de terceiros anos do E. Médio, estávamos em uma pizzaria com música ao vivo, era meu níver de ...(ops, quase que me entrego...) e fui homenageada pelos colegas que sabiam de meu gosto musical, o que, na ocasião, me emocionou...
E, como dizem, "recordar é viver!"


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y8F95a6Pjuw. Acesso em: 16 nov. 2010.

João e Maria
Chico Buarque/Sivuca
Interpretação: Chico e Nara Leão

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?

Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45140/. Acesso em: 16 nov. 20010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA