sexta-feira, 5 de novembro de 2010

56 FEIRA DO LIVRO: HAMLET (SHAKESPEARE) & MALUQUINHO (ZIRALDO)

Em tempo de Feira do Livro ( a 56ª edição) em Porto Alegre, que é o maior evento do tipo em toda a América do Sul - a céu aberto, com livros em barraquinhas, estandes e balaios e centenas de eventos espalhados por diversos centros culturais localizados no entorno da Praça da Alfândega e Cais do Porto, o incentivo à leitura que os pais devem proporcionar aos seus filhos é de fundamental importância. Os pequenos que se acostumam a ver seus pais e demais familiares lendo - jornais, livros, revistas - e cujos pais lêem ou contam histórias fantásticas, de fadas, de mistério, de herois para suas crianças, já estão aptos a devorarem, por conta própria, os livros adequados à sua idade.
No traço inconfundível de Ziraldo, o Menino Maluquinho completa 30 anos!

Veja mais Maluquinho e Ziraldo (neste blog).
HAMLET - ou será o Menino Maluquinho (eis a questão...)
Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI14076-15144,00.html. Acesso em: 4 nov. 2010. (imagem e texto abaixo)

Como na representação teatral acima, onde o Menino Maluquinho é o ator..."de uma hora para outra, o contador de histórias não é mais o pai, a mãe ou a professora. Chegou a vez da criança. O conto ganha ritmo e vida na boca da garotada. Elas alteram a voz, fazem caretas, gesticulam em excesso e incorporam o personagem.Tudo é muito exagerado..." (leia mais)


"Visão de Hamlet" (Pedro Américo óleo sobre tela 1893 - Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Disponível em: http://aprenderafilosofar.blogspot.com/2010/05/hamlet-shakespeare.html. Acesso em: 5 nov. 2010. (imagem e texto adapt.)

A peça se passa na Dinamarca, no século XVII. O enredo se trata dos conflitos em que o Príncipe Hamlet enfrenta com a morte de seu pai, o Rei Hamlet, que posteriormente ele descobre que foi assassinado pelo seu tio, irmão do seu pai. O Rei aparece sob a forma de um fantasma e revela a verdade para Hamlet ,que a pedido do seu pai jura vingança ao seu tio, que além de assumir o trono desposou sua mãe, a Rainha.

Estas obras estão disponíveis para empréstimo domiciliar aos nossos leitores, na Biblioteca da ETS:

SHAKESPEARE, William. Hamlet: o príncipe da Dinamarca. 2. ed. São Paulo: Scipione. (Reencontro).
______. Hamlet. São Paulo: Abril Cultural, c1976.

"Muito além de apenas um peça dramática e trágica, Hamlet é a expressão mais profunda do "Zeitgeist", termo alemão que remete a "espírito do tempo", que revela muitas das angústias da época: o Renascimento. Este é a transição da Idade Média para um novo tempo em que acontecem diversas mudanças, como o surgimento da idéia de liberdade, a subjetividade, a perda do poder do Clero e principalmente que Deus deixa de ser o centro (teocentrismo) e o homem passa a ser o centro do mundo e livre para se determinar."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA